Porquê escolher uma misturadora de equilíbrio de pressão (EP) ?
Com o fim de limitar o risco de desenvolvimento bacteriano, incluindo a legionella nos estabelecimentos de cuidados de saúde, casas de repouso, lares, hospitais e clínicas, o decreto de 30 de novembro de 2005 (em França) recomenda que os estabelecimentos de saúde produzam e distribuam água mais quente.
Assim, em qualquer ponto do sistema de distribuição, a temperatura da água deve ser superior ou igual a 50°C, com exceção das tubagens finais de alimentação dos pontos de utilização.
Atualmente, a nível internacional, a água quente sanitária é responsável por 20-30% das causas das queimaduras. Em França, estima-se que uma criança pode ter uma queimadura de 3º grau em 1 a 2 segundos a 60°C, enquanto que para um adulto, o tempo estimado é de 5 segundos,
O risco de queimaduras aumenta consideravelmente, especialmente para as pessoas que estão hospitalizadas, pois estão mais sensíveis e com menos reflexos.
Por este motivo, deve-se estabelecer uma temperatura máxima, limitando o risco de queimaduras ao colocar os respetivos dispositivos de segurança no seu lugar.
Em geral, existe uma solução simples que equipa todas as misturadoras DELABIE: um limitador de temperatura máxima, para evitar que o utilizador possa ir além da temperatura de água quente estipulada. Esta segurança, real, baseia-se no pressuposto de que a água quente e água fria é fornecida nas mesmas proporções (débito, pressão…).
No entanto, no contexto do ambiente hospitalar, esta suposição pode ser colocada em causa, pelo facto da rede de água fornecer muitos quartos, ocupados por diferentes utilizadores que desejam beber água, tomar banho ou até lavar as mãos.
As variações de pressão podem, assim, gerar alterações significativas de temperatura.
A tecnologia EP garante uma segurança anti-queimaduras automática e instantânea. Em caso de corte de alimentação de água fria, o débito de fornecimento de água quente é reduzido, evitando qualquer risco de queimaduras para o paciente.
Inversamente, se o fornecimento de água quente for cortado, o débito de água fria é reduzido. Nas versões das misturadoras de duche, evita-se assim qualquer risco de um duche frio, que pode causar perda de equilíbrio ou quedas.
Por último, o cartucho EP também evita a instalação de reguladores ou equilibradores de pressão a montante das torneiras ou misturadoras que são frequentemente dispositivos complexos, que contêm grandes cavidades e várias membranas, fontes de nichos bacterianos.