Misturadora sequencial : segurança e conforto ao serviço dos estabelecimentos de saúde
O controlo nos pontos de utilização da proliferação bacteriana na água e a segurança anti-queimaduras, são das questões mais importantes para proteger os pacientes e o pessoal dos estabelecimentos de cuidados de saúde, casas de repouso, lares, hospitais e clínicas.
A ergonomia é também um elemento-chave a ter em conta, para que a torneira corresponda às necessidades dos diferentes utilizadores: facilidade de funcionamento e manuseamento higiénico com o pulso, cotovelo ou antebraço.
A torneira sanitária deve ser concebida de forma a satisfazer estas necessidades muito específicas.
Como é que as misturadoras sequenciais desenvolvidas pela DELABIE correspondem a estas expetativas ?
Ergonomia
Uma misturadora sequencial é uma misturadora monocomando que permite a abertura e regulação da temperatura por um simples movimento lateral da alavanca, em vez do movimento lateral e de seguida vertical, das misturadoras clássicas.
É assim mais fácil manusear uma misturadora sequencial.
Além disso, as misturadoras sequenciais estão equipadas com alavancas Higiene, ou seja, alavancas compridas, especialmente concebidas para facilitar a utilização por cotovelo ou pulso que proporcionam conforto e ergonomia, tanto para os pacientes como para os cuidadores e profissionais de saúde.
A ergonomia das misturadoras sequenciais DELABIE é perfeitamente adaptada às necessidades dos estabelecimentos de cuidados de saúde, casas de repouso, lares, hospitais e clínicas.
Jogar pelo seguro
O mecanismo sequencial, obriga a que o utilizador abra e feche a torneira sobre a água fria, o que elimina qualquer risco de queimaduras na abertura da misturadora. Além disso, todas as misturadoras sequenciais DELABIE são concebidas para evitar que o utilizador se queime, tocando no corpo da torneira, uma vez que a passagem de água quente é isolada.
Por fim, a DELABIE oferece misturadoras sequenciais que incorporam um cartucho termostático que garante uma estabilidade da temperatura da água, apesar das variações de pressão e de débito da rede. Este cartucho também garante um corte completo da água quente em caso de corte da água fria, o que elimina qualquer risco de queimaduras.
A segurança anti-queimaduras está garantida com as misturadoras sequenciais DELABIE.
Controlar os riscos bacteriológicos
O biofilme que naturalmente se forma nas torneiras e canalizações contém 99,5 % das bactérias. Apenas 0,5% das bactérias estão na água. Impossível de erradicar, o biofilme deve ser controlado com o fim de limitar a proliferação das bactérias patogénicas.
As misturadoras sequenciais DELABIE, termostáticas ou mecânicas, foram concebidas para ter um baixo volume de água e remover os nichos bacterianos internos. Isto permite limitar consideravelmente o desenvolvimento do biofilme e, portanto, bactérias patogénicas como as legionelas/legionelose, as Pseudomonas aeruginosa, …
Por último, demonstrou-se que o excesso de biofilme, é muitas vezes o resultado da intercomunicação entre a água quente e a água fria nas instalações sanitárias. As válvulas antirretorno são a principal causa, pois ficam defeituosas assim que as impurezas se fixam nelas.
É por isso que a recente norma NF Médical (em França), proíbe as válvulas antirretorno nas torneiras.
A tecnologia termostática da DELABIE funciona sem válvula antirretorno (sistema patenteado). Não existe intercomunicação entre a água quente e a água fria, mesmo após vários anos de utilização.
Concluindo, as misturadoras sequenciais DELABIE abrem-se sobre a água fria, permitindo retirar amostras para testes bacterianos, ao contrário de todas as outras misturadoras do mercado, que permitem a passagem de um fio de água quente, assim que se abre a misturadora.