A microfiltração nos ERP e Estabelecimentos de Saúde

Junho 2024

A microfiltração nos ERP e Estabelecimentos de Saúde

Controlo dos riscos sanitários de origem hídrica

A água, elemento essencial nomeadamente para a higiene, pode tornar-se num veículo de infeções se a sua qualidade não for controlada. A proliferação das bactérias Legionella spp., Pseudomonas Aeruginosa, etc.) nas redes de distribuição de água ou nas torneiras, está na origem de infeções graves, particularmente em pessoas mais fragilizadas.

A vigilância da Legionella nas redes de Água Quente Sanitária (AQS) diz respeito a todos os Estabelecimentos que Recebem Público (ERP): hotéis e alojamentos turísticos, parques de campismo, estabelecimentos prisionais...) e, não apenas aos estabelecimentos de cuidados de saúde.

A gama de filtros terminais BIOFIL é uma solução preventiva ou curativa, para garantir a qualidade da água no ponto de utilização e proteger a saúde do utilizador.

Documentação em vigor

Legislação em Portugal relativa à Legionella

Portaria n.º 25/2021, de 29 de janeiro. 

Estabelece a classificação do risco e as medidas mínimas a serem adotadas pelos responsáveis dos equipamentos, redes e sistemas, previstos no artigo 2.º da Lei n.º 52/2018, de 20 de agosto, em função da avaliação do risco de contaminação e disseminação da bactéria Legionella que decorra dos resultados analíticos apurados, no âmbito do programa de monitorização e tratamento da água.

Lei n.º 40/2019, de 21 de junho.

Atribui aos técnicos de saúde ambiental a competência para a colheita de amostras de água e de biofilmes em situações de cluster ou surto, procedendo à primeira alteração à Lei n.º 52/2018, de 20 de agosto (estabelece o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários).

« Artigo 10.ºProcedimento em situações de cluster ou surto
c) A colheita de amostras de água e, sempre que se justifique, de biofilmes, deve ser realizada por técnicos de saúde ambiental das Unidades de Saúde Pública, ou em caso de insuficiência do número destes técnicos, por laboratórios acreditados para o efeito pelo IPAC, I. P.;»

Lei n.º 52/2018, de 20 de agosto.

Estabelece o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários e procede à quinta alteração ao Decreto-lei n.º 118/2013, de 20 de agosto.

«Artigo 1.º Objeto
1 -
A presente lei estabelece o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários, definindo procedimentos relativos à utilização e à manutenção de redes, sistemas e equipamentos propícios à proliferação e disseminação da Legionella e estipula as bases e condições para a criação de uma estratégia de prevenção primária e controlo da bactéria Legionella em todos os edifícios e estabelecimentos de acesso ao público, independentemente de terem natureza pública ou privada.»

A microfiltração nos ERP e Estabelecimentos de Saúde

Gama de filtros BIOFIL antilegionela e anti todos os germes

A DELABIE oferece um conjunto de dispositivos de filtros de utilização única BIOFIL: filtros torneira e duche mural, chuveiros filtrantes e bicas filtrantes. Os filtros torneira e chuveiros estão disponíveis para uma duração de utilização de 2, 3 e 4 meses. Disponíveis na versão estérial e não estéril. Os filtros BIOFIL estão destinados a produzir Água Bacteriologicamente Controlada no ponto de utilização. Estes dispositivos fazem a retenção das bactérias, incluindo a Legionella spp., Legionella Pneumophila, Pseudomonas Aeruginosa, graças a uma membrana de microfiltração de fibras ocas com porosidade 0,1 μm nominal.

Os filtros BIOFIL são concebidos para garantir a produção de água segura nos pontos de utilização. Eles são recomendados nos procedimentos de gestão e prevenção das infeções, associadas aos cuidados de saúde.

Solução técnica inovadora da fibra oca

A DELABIE escolheu utilizar a tecnologia de filtração com membrana tubular de fibras ocas. O filtro BIOFIL é constituído por um conjunto de fibras ocas em polietileno reagrupadas num módulo. As membranas são ocas e em forma de palha (tubo). As bactérias e matérias em suspensão com mais de 0,1 μm não passam pela estrutura microporosa e, ficam retidas definitivamente na superfície externa da membrana.

Não é utilizado nenhum produto químico durante o fabrico dos nossos filtros.

As vantagens dos filtros BIOFIL

  • Ligação inclinada com o posicionamento ideal do filtro torneira.
  • Fácil instalação: ligação simples e sem ferramenta nas ligações específicas para os filtros torneira, os chuveiros filtrantes são enroscados em todos os flexíveis de duche standard.
  • Espaço reduzido: adaptado para as torneiras com altura baixa de saída.
  • Saia de proteção: Saída do filtro protegida de qualquer contaminação através das mãos.
  • Desempenho inigualável (superfície de filtração elevada, duração de vida até 4 meses, risco reduzido de entupimento precoce).

Desafio bacteriano

Os filtros BIOFIL são validados de acordo com o método ASTM F838*. Este teste garante a capacidade efetiva de retenção bacteriana dos filtros utilizados para a descontaminação dos líquidos.

* Standard Test Method for Determining Retention of Membrane Filters Utilized for Liquid Filtration.

Resistência aos tratamentos da rede de água

Os filtros BIOFIL são resistentes aos choques térmicos e químicos. A DELABIE recomenda a substituição do filtro após as operações de tratamento.

Conformidade

Os filtros BIOFIL não estéreis são Dispositivos Médicos (DM) de classe I e estão conforme a Regulamentação Europeia UE 2017/745 e beneficiam da Marcação CE (2022). Os filtros BIOFIL estéreis são Dispositivos Médicos (DM) de classe Is e estão conforme a Regulamentação Europeia UE 2017/745 e beneficiam da Marcação CE (2023). Também estão conforme o Attestation de Conformité Sanitaire (ACS) - Atestado de Conformidade Sanitária.